Ter uma boa equipe é maravilhoso. Porém, esse não é o único fator para que os resultados da sua empresa ou negócio melhorem.
Muitos donos de empresas delegam muitas tarefas que são responsabilidades dele, para que os colaboradores realizem. E nisso, não alcançam os objetivos pretendidos.
Vale ressaltar que a equipe é formada para que os processos sejam realizados por pessoas capacitadas, pois você não sabe e nem consegue fazer tudo sozinho.
Porém, você precisa ser o melhor funcionário de sua empresa, pois tudo que você faz serve de exemplo para os demais e aumenta os resultados.
Saiba mais a seguir.
Leia também como formar uma equipe eficiente.
Conheça sua empresa
Você é o dono e deve conhecer todos os processos realizados em sua empresa, seja ela pequena ou grande. Você não precisa ser formado em economia, mas precisa entender o básico de finanças e acompanhar os processos de compra e venda, por exemplo.
Afinal, como vai orientar sua equipe se não sabe nem por onde começar. Outro fator é que saber como as coisas funcionam e não apenas assinar os cheques vai evitar que você seja lesado ou entre em uma bola de neve financeira, gastando mais do que lucra.
Você pode ter um setor ou um funcionário responsável por áreas especificas, mas precisa saber pelo menos o básico de cada assunto para saber como e onde vão chegar.
Invista em conhecimento
Antes que exija que seus colaboradores façam cursos, estudem e aprendam coisas novas, você precisa ser o exemplo deles.
Invista em palestras, workshop, cursos online, etc. Além disso, possibilite que eles estudem também e dê incentivo para os que se dedicarem.
Uma ideia é promover palestras na empresa mesmo, assim vocês passem tempo juntos, aprendendo algo que agregue valor ao serviço ou produto oferecido pelo seu negócio.
Tenha cordialidade, empatia e respeito
Um clima organizacional precisa ser cordial. Mas, não adianta você querer que a equipe se respeite, se ajude e tenha uma boa relação se você não exercer nada disso.
Entenda o estilo de vida de seus funcionários, respeite as diferenças pessoais e profissionais de cada um. Cumprimente, agradeça, reforce as habilidades, valorize esforços e acima de tudo, esteja disponível.
Um chefe fechado, antipático, desrespeitoso contamina e desmotiva os funcionários, comprometendo os resultados. Seja um bom exemplo para eles seguirem e terem harmonia no ambiente profissional.
Assuma a responsabilidade
Logo, se você escolheu aquelas pessoas para serem parte de sua empresa, eu entendo que elas se mostraram ter as competências necessárias para ocupar aquela função.
No entanto, quando os objetivos não são alcançados, é comum que eles levem a culpa pelo desastre. Porém, você não pode esquecer que também faz parte. E por desejar, mais que todos, um bom retorno assuma a responsabilidade daquilo que não saiu como havia previsto.
Terceirizar a responsabilidade, não te deixa encontrar uma solução. Por isso, lembre-se o andamento de sua empresa é responsabilidade sua.
Seja comprometido e responsável
Muitas pessoas, ao abrir seu negócio, pensam que vão ganhar dinheiro enquanto ficam em casa e sua empresa gira. No entanto, você precisa ser o que mais “rala” para que tudo caminhe.
Você pode ter privilégios, mas deve ser o mais comprometido com seu negócio, nem que isso te faça ser o primeiro a chegar e o último a sair.
Evite se ausentar por muito tempo ( a não ser que esteja de férias ou por causa dos negócios mesmo) e seja responsável com horários, prazos e com aquilo que se comprometeu.
Uma empresa gerida por alguém que não tem comprometimento tende a fracassar. E se você não se empenha, não pode exigir dos demais.
Agora que você já entendeu aquilo que não pode delegar e como os demais precisam ter referência em você, coloque em prática e aumente os resultados do seu negócio.
Compartilhe o texto com seus amigos em suas redes sociais favoritas. Curta minha página no Facebook e siga meus perfis no Instagram e Linkedin
Visite meu site e conheça mais o meu trabalho: https://evelisesoares.com.br/
E para te ajudar de fato, baixe o E-book “6 Passos Simples Para Recuperar o Controle Sobre a Sua Vida.”
Até o próximo artigo!