Certamente, você já foi comparado com algum colega de trabalho. Seja a forma como ele trabalha, seja pelos resultados, seja pela postura. No entanto, a comparação de profissionais gera resultados ou atrapalha a equipe?
Confira a seguir!
Se você deseja realizar uma transição de carreira, clique aqui.
Afinal, gera ou não resultado?
Na minha experiência como consultora de clínicas e finanças, percebi que em ambientes onde ocorria a comparação de profissionais, havia um clima desconfortável e causava desanimo no profissional que não atingiu o meta estipulada.
Ao conversar com os chefes e gestores, a maioria fazia isso, na tentativa de motivar seus funcionários. Porém surtia o efeito contrário e refletia na produtividade.
Então, minha conclusão é que essa abordagem não gera resultado, cria uma competitividade não saudável e
frustra quem foi comparado.
Comparação de profissionais é injusta
Quando você compara um funcionário a outro, seja nominal ou individualmente, você mostra que gosta mais de um que do outro e isso gera, um desconforto enorme.
Numa visão mais ampla, essa atitude é injusta e antiética. Afinal, são pessoas com habilidades e ritmos completamente diferentes.
Um funcionário é excelente para fazer relatórios, outro faz apresentações como ninguém, já outro domina a elaboração de estratégias e assim por diante. Certamente não poderão desempenhar as coisas da mesma maneira e obter os mesmos resultados.
Compare a equipe com ela mesma
Algumas vezes será inevitável que a comparação aconteça. No entanto, é preciso ter discernimento e fazer comparações positivas, ressaltar talentos e habilidades de cada um, visando pontos e resultados da equipe como um todo.
Se em um projeto anterior a equipe teve melhores resultados, use esses dados para apontar o que não foi atingido e motivar a buscarem melhores resultados a partir de então.
Você já ficou desmotivado por ter sido comparado a alguém? Comente aqui no blog e nas redes sociais. Aproveite e compartilhe com seus amigos.
E para te ajudar de fato, baixe o E-book “6 Passos Simples Para Recuperar o Controle Sobre a Sua Vida.”
Até o próximo artigo!