Você quer ser próspero e ter independência financeira. Mas, misturar despesas pessoais e da sua empresa é um hábito? Saiba que isso é uma das fórmulas para o fracasso do seu negócio.
Por parecer ser mais comodo, muitos gestores cometem esse erro e comprometem a vida financeira.
Para te incentivar a gerir da melhor forma o capital de sua empresa, veja cinco dos principais problemas que misturar despesas podem te causar.
Assista também porque você não consegue separar as despesas, clicando aqui.
Perder o controle financeiro
Por mais que você acredite ter tudo definido e organizado, misturar despesas te fará perder o controle sem que você perceba.
Afinal, você não tem a real visão do lucro que seu negócio tem e isso pode levar a decisões erradas que comprometam o futuro de sua empresa.
Não controlar os gastos
Sua necessidade como gestor de controlar gastos e cortar o que não é prioridade, será comprometida quando o controle financeiro for perdido.
Assim, você pode cortar investimentos que são fundamentais para seu negócio. Sempre tenha uma planilha, ou aplicativo ou equipe que mantenha todos os gastos registrados, para que você possa tomar a decisão mais assertiva.
Não ter organização financeira nenhuma
Ao ter o hábito de misturar despesas, não será apenas as finanças da empresa que serão prejudicadas, a sua pessoal nunca estará em ordem também. Como eu sempre digo: Virá uma bola de neve!
Quando isso acontece, é muito comum recorrer a empréstimos, deixando você e sua empresa cada vez mais endividados. Assim, você perde a capacidade de administrar, investir e manter a saúde financeira das duas áreas.
Retiradas não definidas
Com tudo isso, você fará cada vez mais retiradas do caixa da empresa para cobrir outras despesas e terá a sensação de que nunca tem lucro. Afinal, você acaba não vendo para onde vai esse dinheiro.
Se você tiver sócios, isso ficará ainda mais complicado. É certo que vocês merecem um bom salário pelo esforço que aplicam a empresa. Mas, não é por serem donos que podem gastar tudo com despesas pessoais.
Pense: quanto pagaria para um funcionário que faz o mesmo que você? Defina esse valor e não faça retiradas maiores. Assim, sobra dinheiro no caixa para investir, crescer e aumentar seu salário gradualmente.
A Receita Federal
A receita sabe como controlar as informações de gastos, rendimentos entre outras e fica de olho em tudo. E não ter tudo documentado corretamente, causará uma malha fina em sua empresa e o pagamento de tributos maiores que se houvesse planejamento.
Certamente, você não deseja ter nenhum destes problemas. Por isso, elabore um plano de ação e pare hoje mesmo de misturar despesas de casa com as despesas do trabalho.
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Até o próximo artigo!