Você gostaria de ser feliz no trabalho, mas acha que sua insatisfação é culpa do salário, do colega, do chefe, de não estar na sua área, etc?
Claro que tudo isso conta. Mas, inicialmente, precisamos tomar as rédeas da nossa felicidade em qualquer área de nossa vida e parar de terceirizar essa responsabilidade.
Pensando nisso, vou citar cinco atitudes que são base para você começar a se sentir feliz no trabalho também. Confira!
Resolva conflitos
Ficamos boa parte do dia no ambiente de trabalho. Muitas pessoas, passam mais tempo com os colegas de trabalho de segunda a sexta, que com a própria família. E justamente por isso, alguns conflitos e desentendimentos podem e vão acontecer.
O que não podemos deixar, é esses probleminhas que surgem, chegarem ao ponto de ficarem insuportáveis, de deixarem o clima pesado e consequentemente, causar insatisfação.
Então, sempre que tiver algum conflito, acalme-se, reflita e tente resolver o mais rápido possível. Afinal, essa atitude te deixará mais leve.
Cuide-se
Por mais que você seja um profissional dedicado, se não cuidar da sua saúde e bem-estar, você não irá refletir seu potencial (que pode abrir novas possibilidades) e renderá menos que o necessário.
Reserve um tempo para lazer, para passar momentos com a família e amigos, faça exercícios físicos e atividades prazerosas para você. Isso, recarrega sua energia e no decorrer da semana ficará mais feliz no trabalho com certeza.
Evite ficar estressado
Quando ouvia isso antes, pensava apenas em como não me estressar, se isso era realmente possível. Hoje vejo que é inevitável, não se estressar, pelo menos uma vez na vida. Porém, existem diversas situações que podemos evitar e ficarmos mais relaxados sim!
Uma pessoa não fica estressada da noite para o dia. São pingos d’água que vão enchendo o balde, até que ele transborde. Primeiramente, identifique causas que dependam de você.
Por exemplo, se a loucura do trânsito te esgota, saia um pouco mais cedo de casa. Ás vezes, adiantar 10 minutos, pode fazer toda diferença. Outro exemplo, se ambientes desorganizados te irritam, faça um planejamento de organização e delegue tarefas, para manter as coisas no lugar.
Lembre-se que você é o principal responsável pelo seu bem-estar.
Aprenda com seus erros
É só algo dar errado ou não sair como planejamos, que já questionamos nossa capacidade e ficamos frustrados. Mas, até as pessoas mais bem sucedidas que você tem como referência, cometeram erros.
Ao invés de ficar com a autoestima profissional no pé, aprenda com os erros e procure alternativas para corrigi-los. Pense também que muitas coisas só trarão resultados extraordinários no futuro se aprendermos a solucionar os erros hoje.
Defina seus objetivos
Quando temos clareza aonde queremos chegar, conseguimos enfrentar os desafios que aparecem com mais tranquilidade.
Outro passo importante para chegar em algum lugar, principalmente onde se deseja, é definir metas. Muitas vezes, no processo de tirar as metas do papel, chegamos a conclusão que aquilo nem é o que queremos de fato. Descobrimos paixões que nem imaginávamos.
Com isso, vamos estabelecendo o que podemos ou não fazer, recalculando a rota e definimos uma linha de chegada mais de adequada com o que realmente queremos para nossa sua vida.
Veja como definir metas.
Essas atitudes simples podem fazer toda a diferença, transformar seu dia a dia e te deixar feliz no trabalho.
E você, se sente feliz no trabalho? Conte para mim aqui embaixo e deixando seu comentário nas redes sociais.
Baixe o E-book “6 Passos Simples Para Recuperar o Controle Sobre a Sua Vida.”
Até o próximo artigo!