Trabalho e família: como conciliar?

como conciliar trabalho e família

Organizar a rotina entre trabalho e família pode ser um tarefa bem complicada. No vídeo de ontem, dei algumas dicas de como começar esse processo de organização.

Porém, vou ressaltar que minha intenção não é te dar uma receitinha, até porque ela não existe. Cada um sabe o que deve fazer em sua rotina. Mas, veja algumas dicas de como conciliar essas duas áreas.

Se você está sobrecarregada, veja como pode realizar seus sonhos, clicando aqui.

Primeiro passo: EQUILÍBRIO

Trabalho é importante, pois dá senso de utilidade ao ser humano, além de prover sustento. Batalhamos para dar conforto a nossa família, mas isso não pode estar acima de nos dedicarmos a ela.

Ter momentos com o companheiro, com os filhos, com pais e até amigos ajudam a renovar as forças e a manter sua saúde emocional. Antes de ter, seja! Antes de do material, cuide do emocional. Busque o equilíbrio, ok?

Uma coisa de cada vez

Com a tecnologia, conseguimos estar conectados as duas áreas ao mesmo tempo. Por isso, quando estiver trabalhando, se desconecte do celular. E o mesmo serve para quando estiver em casa ou passeando com a família.

Se for possível tenha duas contas do app de mensagem, uma profissional e outra pessoal. Deixe os e-mail para mais tarde. Não basta você estar lá de corpo, você precisa dar atenção ao que está fazendo e para quem está com você. E se fizer os dois ao mesmo tempo, corre o risco de não fazer nada direito.

Qualidade sempre

Quando comecei a buscar o equilíbrio, me sentia culpada por não poder ficar horas brincando com meu filho.

Até que uma amiga me libertou dessa culpa, dizendo: Ter momentos de qualidade é melhor que a quantidade de tempo que passa com ele. Não adianta passar horas ao lado do filho, se não consegue se desligar de outros afazeres.

Por isso, dedique tempo de qualidade, mesmo que seja meia hora do seu dia. Ouça, aconselhe, abrace, coma junto, brinque, converse, mas sem fazer no automático. Pois, seus entes queridos percebem quando você não está presente.

Viva sem culpa

Você não é um pai ou uma mãe ruim, se nesse momento precisa focar um pouco mais na carreira. Seja por estar começando, por desejar uma promoção ou por ter se comprometido em um novo projeto.

E você não é um profissional ruim se faltar para levar seu filho no médico ou se sair mais cedo para ir na festinha/reunião escolar.

Entenda, alguns momentos precisamos nos dedicar e outros podemos deixar para depois. Assim, você se liberta da culpa e vive cada fase da melhor forma.

Faça uma lista de prioridades

E por último, como já disse no vídeo de ontem, faça uma lista das suas prioridades, estabeleça horários para trabalho e família. Não, deixe que as exigências dos outros atrapalhem sua organização.

Veja o que pode fazer nesse momento e siga sua lista. Isso, te ajudará a organizar sua rotina e vai torna-la mais assertiva.

Você tem dificuldade em conciliar trabalho e família? Conte para mim nos comentários. Aproveite e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais favoritas.

Baixe o E-book “6 Passos Simples Para Recuperar o Controle Sobre a Sua Vida.”

Até o próximo artigo!

Compartilhe este Post:
ENVIAR MENSAGEM
Estamos online!
Olá!👋🏼
Olá! Que bom vê-lo por aqui! Você pode enviar sua mensagem. Como posso lhe ajudar hoje?