Todos estamos sujeitos a passar por problemas financeiros, afinal, é muito fácil perder o controle. Difícil é conseguir assumir, reconhecer as causas e elaborar um plano para solucionar.
No entanto, algumas situações são passageiras e outras nem tanto. Por isso, para te ajudar a identificar, conheça alguns sinais de que você está com problemas financeiros.
Veja também como organizar suas despesas pessoais e da empresa.
Contas atrasadas
Talvez seja clichê. No entanto, algumas pessoas pagam suas contas com atraso, mas se convencem que isso é apenas um descuido momentâneo. Só que não imaginam o quanto isso pode se complicar cada vez mais.
Analise se você recebe seu salário e não consegue pagar todas as contas do mês e recorre a cheque especial e deixa sempre uma conta para trás. Normalmente, isso acontece quando as despesas são maiores que a renda e a tendência é virar uma bola de neve.
Pois no mês seguinte você precisa cobrir o buraco e novamente vai faltar dinheiro para pagar todas as despesas fixas.
Recorre a empréstimos para quitar dívidas
O empréstimo pode ser uma excelente ferramenta, para pagar parcelas com juros menores que se fizesse financiamentos direto, por exemplo. No caso de consignado. Mas, ele deve ser planejado. Nada de tomar essa decisão no desespero, porque não quer ficar “devendo para ninguém”.
Os empréstimos pessoais, tem taxas absurdas e se ele tem sido sua saída para pagar dívidas, se você vive refinanciando para pegar a diferença, CUIDADO!
Isso indica que suas finanças não estão nada bem!
Gastos no cartão de crédito
O cartão de crédito pode ser um aliado ou seu maior inimigo. Isso, pois por nos dar poder de compra, mesmo sem dinheiro, e ainda deixar o pagamento para o mês seguinte pode ser a maior armadilha financeira.
Afinal, o que você gastou hoje, terá que ser pago no vencimento e isso vai comprometer sua renda de novo. Principalmente, se você gasta mais do que tem para pagar a fatura.
Dessa forma, você vai parcelar o restante ou pagar o mínimo e entrar no rotativo do cartão. Com isso, vai pagar juros, juros e mais juros.
Não controlar os gastos desse nosso companheiro e pagar juros é a melhor forma de ficar ainda mais no vermelho. Por isso, se você é descontrolado, pare de usar hoje mesmo. Deixe apenas para aquilo que cabe no bolso ou parcelamentos onde o valor do produto não tem acréscimo.
Não faz reserva de emergência
Esse aqui a maioria não faz, justamente por ter o orçamento sempre apertado. Muitos ganham e gastam tudo sem sobrar nada. E não gastam atoa, pois seus gastos fixos são no valor dos seus rendimentos.
E quando um imprevisto acontecer, logo ficará endividado. Pois, se não possui uma reserva, certamente terá problemas financeiros quando com gastos inesperados.
Se você identificou qualquer um desses sinais, você está com problemas financeiros. Para resolver, aprenda a ter um bom controle dos seus ganhos e gastos. Assim, você saberá onde precisar enxugar para colocar as contas em ordem.
Visite meu site e conheça mais o meu trabalho: https://evelisesoares.com.br/
Baixe o E-book “6 Passos Simples Para Recuperar o Controle Sobre a Sua Vida.”
Até o próximo artigo!