Razões para não se comparar aos outros

razões para não se comparar aos outros

A maioria das pessoas tem o impulso de se comparar aos outros. E em tempos de exposição nas redes sociais, isso tem se tornado um hábito cada vez mais comum.

Comparamos nossa casa, nosso carro, nosso relacionamento, nosso filho, nosso cargo, nosso poder aquisitivo e até nossa beleza. Porém, não percebemos que nem sempre aquilo que vimos é real e muito menos, como isso pode ser tóxico.

Então, conheça algumas razões para não se comparar aos outros e valorizar quem você é, suas experiências e realizações.

Veja também como ser feliz é uma escolha diária.

Comparação causa frustração e amargura

Olhamos que o outro tem um carro novo, uma casa bonita, que se veste bem, que viaja, frequenta o restaurante da moda, etc. Assim, passamos a desejar o que o outro conquistou e não valorizamos aquilo que temos.

Isso nos machuca, nos deixa para baixo e passamos a nos sentir frustrados, amargurados, achando que não acontece nada interessante em nossa vida.

Para evitar esse sentimento, valorize suas realizações, por menores que elas pareçam, afinal, fazem parte de quem você é.

Comparação cria sentimento de inferioridade

Isso está totalmente relacionado ao que citei no tópico anterior. Quando usamos da comparação, teremos a percepção de somos incapazes, que somos inferiores. Afinal, ninguém se sente assim se não há com que se comparar.

Não existe ninguém melhor ou pior. Pois, seres humanos são únicos e por isso, não são passíveis de serem comparados. Cada um de nós tem capacidades, habilidades, sonhos e experiências diferentes (mesmo que as circunstâncias sejam as mesmas). Então, por qual motivo esperamos os mesmos resultados?

Pense nisso!

Comparação aumenta seu estresse

Existe uma grande chance das coisas darem errado, quando agimos baseados na vida alheia. E quando tudo começa a não sair como projetamos, ficamos mais estressados.

Tudo isso porque perdemos o foco em nós mesmos, em nossa vida, no que queremos e consequentemente, não chegaremos onde esperamos.

Comparação é um perigo para a saúde mental

Quanto mais você se concentra no outro, mais perde o controle da sua vida e isso te torna uma pessoa instável, deprimida.

Para manter sua saúde mental, primeiramente precisa aprender a valorizar quem você é e apreciar suas qualidades. Certamente, se você olhar mais para si mesmo, descobrirá quantas virtudes estavam escondidas bem debaixo do seu nariz.

Diferença entre comparar e admirar

Agora que você entendeu algumas razões para não se comparar aos outros, entenda a diferença entre admiração e comparação.

Mas Evelise, não é a mesma coisa?

NÃO, não é! Sem dúvida, você pode admirar outras pessoas, mas não deve se comparar a nenhuma!

Quando você admira alguém ela vai te inspirar a chegar onde você quer, fará você se sentir motivado a realizar seus objetivos e projetos. Quando você se compara, você cria uma competição e tentará vencer a outra.

Ou seja, mostrar que você pode mais, passa a ser mais importante que conquistar algo que faça sentido para você, que você sonha. E esse tipo de competição nunca terá fim, pois sempre terá alguém que chegou aonde você ainda não está.

Admiração te leva além de você mesmo, não causa frustração, já a comparação te deixa paralisado e não te ajuda a realizar seus objetivos.

Baixe o E-book “6 Passos Simples Para Recuperar o Controle Sobre a Sua Vida.”

Aproveite e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais favoritas.

Até o próximo artigo!

Compartilhe este Post:
ENVIAR MENSAGEM
Estamos online!
Olá!👋🏼
Olá! Que bom vê-lo por aqui! Você pode enviar sua mensagem. Como posso lhe ajudar hoje?