Nosso comportamento diz muito sobre quem somos. Por isso, sempre gosto de falar sobre o comportamento do Pato ou Cisne para quem faz consultoria comigo.
Mas, antes de falarmos sobre a moral da história, vou dar as características de cada um para você definir com qual se identifica mais.
Pato ou Cisne: como você se comporta? Vamos lá!
Leia também quem é a pessoa que te incentiva?
O Pato
O pato apesar de ser fofinho, ele é extremamente barulhento e consequentemente chama mais a atenção por seus ruídos. Se formos fazer uma analogia conosco, o pato é aquela pessoa que fala muito.
Fala sobre seus problemas com todos, reclama de tudo e muitas vezes, fala mais do que faz realmente. Está sempre falando dos esforços que fez, do quanto não recebeu ajuda, quais as frustrações teve, etc, etc.
Quando ele entra na água é aquela bagunça. Todos ao redor sabem o que ele pretende fazer. No entanto, não passa disso.
O Cisne
Conhecido por sua beleza e elegância. O cisne desliza sobre a água, aparentemente sem nenhum esforço. Mas, por baixo da água os pezinhos dele estão trabalhando muito, sem parar.
Entram na água com muita discrição, até que sejam notados por sua majestosa e invejável postura. Trazendo para nós, são aquelas pessoas que dão duro e não precisam anunciar aquilo que fazem.
As pessoas notam seus resultados a ponto de acharem que as coisas são mais fáceis, que ele tem a vida tranquila.
Moral da História
Você se identificou com qual deles? Você costuma falar dos seus problemas aos quatro ventos ou trabalha para encontrar uma solução?
Talvez você esteja rodeado por pessoas que reclamam de tudo. E consequentemente não podem acrescentar muito a sua vida.
Agora, certamente você pode pontar quais te ajudam a solucionar um problema?
Você realmente pode confiar naqueles que costuma abrir os acontecimentos da sua vida, pois são cisnes ou se comportam como pato também?
É certo, que todos nós já fomos patos um dia e somos em algumas situações. Porém, devemos procurar ser cisnes a maior parte do tempo. Afinal, falar dos seus problemas tem resolvido alguma coisa?
Assim, podemos concluir que patos só falam de problemas enquanto cisnes procuram soluções.
As pessoas ao seu redor
Lendo esse breve texto, você consegue identificar as pessoas que são pato ou cisnes ao seu redor?
Por isso, se você quer crescimento, viva cercado por pessoas que trazem e te fazem pensar em soluções, não pessoas que falam dos conflitos por falar ou para reclamar.
Certamente, desabafar com uma pessoa de confiança pode aliviar o peso na alma naquele momento. No entanto, se a pessoa só te apontar problemas e nenhuma solução de nada vai resolver a médio e longo prazo.
Mas, se você conhecer a trajetória dos grandes solucionadores de problemas, você jamais irá ver que eles passaram algum tempo falando deles. Elas procuraram soluções e trouxeram soluções para problemas semelhantes aos seus.
Pato ou cisne: qual seu comportamento a partir de hoje? Pense nisso!
Compartilhe o texto com seus amigos em suas redes sociais favoritas. Curta minha página no Facebook e siga meus perfis no Instagram e Linkedin
Acesse meu site e saiba mais como você pode se transformar de dentro para fora:
https://evelisesoares.com.br/
Baixe o E-book “6 Passos Simples Para Recuperar o Controle Sobre a Sua Vida.”
Curta, comente e compartilhe com os amigos em suas redes sociais.
Até o próximo artigo!