Você abriu seu próprio negócio, que maravilha. Mas, não consegue organizar as finanças, pois usa dinheiro da empresa para cobrir contas pessoais e vice e versa?
Saiba que esse é problema de grande parte dos empreendedores inciantes e que esse erro pode ser vital para a vida de sua empresa.
Pensando nisso, vou dar dicas práticas que apliquei em minha vida para separar despesas pessoais e da empresa de uma vez por todas.
Leia também como organizar sua rotina de trabalho.
Organizar as finanças pessoais
Certamente, ter segurança financeira e viver tranquilamente fazem parte de sua lista de desejos.
Então, para organizar as finanças pessoais você precisa saber exatamente o quanto ganha, quanto gasta e onde você gasta. Faça uma lista de tudo.
Afinal, esse é o primeiro passo para você conseguir se planejar, estabelecer prioridades e cortar gastos, mantendo sua vida financeira equilibrada.
Caso, você perceba que tem gastado mais do que ganha, é hora de apertar o orçamento, fugir das dívidas e fazer um planejamento com as prioridades desse momento.
O melhor conselho que posso te dar para fugir das dividas pessoais, é evitar ao máximo o cartão de crédito. Ele nos da a ilusão de um dinheiro que na verdade não temos e as faturas podem virar uma bola de neve . O ideal, é sempre deixar uma reserva para imprevistos.
Deixe esse recurso, apenas quando for estritamente necessário ou quando houver vantagens, como parcelar algo com valor maior sem juros, por exemplo.
Organizar as finanças da empresa
Para organizar as finanças, mantenha o que é pessoal separado das despesas de sua empresa. Para evitar confusões, tenha contas separadas.
Os bancos oferecem diversas vantagens para pessoa jurídica que podem te livrar de problemas e evitar que feche as portas, apenas por não usar as ferramentas certas.
Se possível tenha algum funcionário ou equipe que cuide do financeiro de sua empresa. Assim, as coisas ficaram organizadas e sob controle.
Outro fator importante é definir qual será sua retirada mensal. Não é porque você é o dono da empresa, que pode gastar todo o lucro com contas pessoais. Sua empresa precisa de investimento para crescer. Pense nisso!
Uma dica que vale para ambas
Com a tecnologia podemos facilitar nossa vida financeira também. Por isso, tenha aplicativos e planilhas separadas para suas despesas de casa e as despesas de sua empresa.
Tenha tudo anotado, entradas e saídas, despesas fixas e assim você toma as rédeas e fica mais fácil organizar tudo. Organizar as finanças pode ser a chave para sua prosperidade e independência.
Visite meu site e conheça mais o meu trabalho: https://evelisesoares.com.br/
Baixe o E-book “6 Passos Simples Para Recuperar o Controle Sobre a Sua Vida.”
Até o próximo artigo!