“Planejamento ao longo da vida” faz todo o sentido na vida de qualquer pessoa. Afinal, quem não gostaria de ter uma vida organizada e financeiramente equilibrada? Neste artigo vamos aprender um pouco mais sobre como organizar a vida financeira!
Ter uma vida financeira organizada depende de muitas decisões, atitudes e ações na direção certa. Ficar somente no “eu queria” não vai fazer com que saia do lugar. Por isso, é necessário estudar as diversas possibilidades, estruturar planos financeiros e agir de forma a gerar resultados satisfatórios.
Por isso, organizar a vida financeira é um dos maiores investimentos a se fazer, com um custo x benefício sem tamanho.
Pessoalmente, eu ouço muitas pessoas dizerem isso não servem para ter uma vida financeira organizada, vou curtir a vida hoje porque amanhã não sei se vou estar vivo, e assim por diante.
Isso nos faz refletir sobre a expectativa de vida dessas pessoas para o futuro, o que o aguarda, e como estão agindo para promover um futuro melhor.
É necessário organizar a vida financeira e investir muito do seu tempo em organizar e planejar os passos financeiros, para adquirir ativos e se beneficiar a longo prazo.
Não arrume desculpas, e sim tome atitudes claras. Neste artigo, vamos te dar algumas dicas importantes
Comece o quanto antes
Comece analisando os prós e contras de sua renda financeira. O primeiro ponto é saber onde estão os gastos, principalmente se seu dinheiro é gasto em artigos não essenciais. Esse é um grande erro e precisa ser mudado de imediato essa posição.
Fica praticamente impossível economizar se o dinheiro que sai é maior que o dinheiro que entra.
Compreenda e organize suas finanças, gastando menos do que ganha. Comece a aplicar uma quantia no mercado de investimento, que é muito promissor. Trata-se de uma ótima dica para estudar e conhecer esse mundo que acelera o crescimento financeiro.
Faça simulações de investimentos
Conhece os simuladores online de investimentos?
Uma ótima opção para ir se familiarizando e conhecendo as possibilidades do mercado financeiro. Existem vários simuladores, ferramentas e artigos que fala sobre esse assunto e que pode auxiliar muito no aprendizado.
Os investimentos mais comuns são os títulos de governo, fundos, CDBs e ações mas é necessário conhecer e estudar muito esse mercado para entendê-lo.
Com estudo sobre esse assunto, certamente ficará mais fácil a direção de como organizar a vida financeira. Irá te ajudar a traçar um planejamento eficaz a longo prazo, anular os riscos, criar estratégias que levaram a uma independência financeira.
Quanto mais cedo começar, mais próximo ficará de um grande patrimônio, e poderá desfrutá-lo sem peso na consciência. No entanto, é preciso ter planejamento e foco, para não cometer erros e desperdícios de dinheiro desnecessários.
Trace objetivos
Realize a ação com direção a esse propósito, comece a poupar, pesquise muito antes de qualquer ação, precisou comprar um item, um produto, um eletrodoméstico, uma casa, um carro e etc.
Faça uma cotação dos valores, pesquise preços, a diversas redes comerciais, comércios online, onde os preços variam. As diferenças acabam sendo gigantescas e as facilidades aumentam. Portanto, compare e veja o que é mais rentável que não vai prejudicar seu orçamento.
Fuja das armadilhas financeiras
Fuja de armadilhas como as datas especiais, dos juros altos, de parcelamentos a perder de vista, cartões de créditos, perceba que as datas especiais é uma grande arapuca.
Tudo aumenta drasticamente de valor, porque o comércio sabe que os gastos aumentam significativamente. Uma dica é se programar antes ou depois dessas datas. Guarde uma quantia para essas datas especiais: você irá perceber que é uma excelente economia.
Parcelamentos e cartões de crédito se torna um risco alto financeiramente falando.
Uma conta em cima da outra e as prestações podem ir aumentando e acumulando. O risco é chegar a ultrapassar a renda mensal e assim, começar o endividamento.
Programe-se para suas despesas
A melhor dica é se programar para os custos.
Monte planilhas ou as escreva em papéis, cadernetas, agendas, onde mais for utilizar e acompanhar diariamente.
Marque tudo o que vai fazer, precisar, suas necessidades e desejos, para ir se adequando na organização da sua vida e das finanças.
Desenvolva um plano priorizando o que for mais necessário.
Estruture o pagamento dessas despesas, faça uma soma de quanto vai precisar, de quanto ganha, do prazo que precisará para pagar essas despesas e comece a poupar uma quantia para adquirir esse bem.
Tenha a paciência e saiba esperar: não há necessidade de fazer tudo de uma vez só, e ir acumulando dívidas e prestações altas que vão fugir do orçamento.
Deixe de gastar e comece a economizar. Ao longo do tempo, vai perceber que o sacrifício vai valer a pena. Se não colocar um plano em prática, ter um objetivo certo do quer e precisa, não vai conseguir alcançar o sucesso financeiro.
Coloque metas
Coloque metas a ser cumpridas, como datas para iniciar, datas para acabar, valores que serão necessários para investimento e outras decisões. Isso fará que você chegue a resultados positivos, depende muita da sua visão e ação.
Conclusão
Espero que tenha gostado do artigo sobre organização da vida financeira. Sem dúvida, a educação financeira é um dos pontos mais importantes na vida de uma pessoa.
E para ajudar nesses pontos críticos clique aqui e baixe o E-book “6 Passos Simples Para Recuperar o Controle Sobre a Sua Vida.”
Aproveite e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais favoritas. Até o nosso próximo artigo!