Como lidar com a frustração profissional

A frustração nada mais é que a incapacidade de realizar nossas expectativas e pode acontecer em qualquer área da nossa vida. No entanto, a frustração profissional merece uma atenção especial.

Afinal, é no trabalho que passamos a maior parte do nosso dia. Ao nos sentirmos tristes, insatisfeitos e com baixa autoestima, podemos desenvolver doenças físicas e psicológicas.

Se você tem uma clínica Saiba como um coaching financeiro pode melhorar suas finanças

Identifique o motivo de sua frustração profissional.

  • Falta de reconhecimento: Um dos maiores fatores que levam a frustração profissional é a falta de reconhecimento. Por mais que você se dedique, você só recebe crítica e parece que não faz mais que sua obrigação.
  • Insatisfação salarial: Trabalhar muito e ganhar pouco causa uma grande sensação de desvalorização, de incapacidade.
  • Falta de perspectiva: Algumas empresas não dão oportunidades para plano de carreira, deixando seus funcionários desanimados.
  • Estresse: Ter um chefe exigente demais, desenvolver uma atividade que você não gosta ou achar que você nunca faz o suficiente gera muito estresse.
  • Dificuldade de relacionamento interpessoal: Trabalhar com pessoas que não nos identificamos ou não gostamos gera muita frustração. Para quem tem uma empresa, ter um sócio relapso ou que passa por cima daquilo que decidimos também.
  • Dificuldade para se inserir na área: Quando nos formamos, idealizamos que em seguida seremos bem sucedidos em nossa área. Porém, nem sempre é assim.
  • Comodismo: não estabelecer metas para crescimento profissional e empurrar a vida “com a barriga” traz descontentamento.

Existem vários fatores para a frustração profissional, mas você identificou algum dos que foram citados em sua vida?

Como lidar com a frustração profissional?

Para superar esse sentimento você precisa primeiramente estabelecer suas metas. Faça uma lista com seus objetivos no trabalho e comece a cumprir cada um deles, aos poucos e sem pressão.

Sair da sua zona de conforto e procurar algo novo, caso você perceba que sua atividade não traz nenhum propósito para você. Leve em consideração seus talentos e habilidades na hora de se recolocar.

Se não for possível sair do emprego, procure o RH ou seu chefe e veja quais possibilidades de mudar de setor, ser promovido e receber um aumento.

Planejamento é a palavra chave. Então, reveja, calcule e até se reinvente se for preciso, mas dê cada passo de uma vez.

E se mesmo assim eu não for reconhecido?

Tenha sempre em mente o SEU VALOR! Primeiramente, lembre-se o quanto se dedicou, veja o quanto já realizou e deu seu melhor dentro da empresa. Quando sabemos o valor que temos, não dependemos do reconhecimento alheio.

Além disso – sem querer romantizar a frustração – porém, quanto mais nos colocamos na direção daquilo que queremos, mais difícil o caminho parece, mais nos sabotamos. Muitas pessoas já sabem o que querem, só não conseguem tirar do papel.

Mantenha-se firme, encontre seu propósito e seja feliz!

Você conhece alguém frustrado no trabalho? Comente e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais favoritas. Até o próximo artigo!

Compartilhe este Post:
ENVIAR MENSAGEM
Estamos online!
Olá!👋🏼
Olá! Que bom vê-lo por aqui! Você pode enviar sua mensagem. Como posso lhe ajudar hoje?