Você se encontra sobrecarregado, estressado, cheio de responsabilidades no trabalho e não sabe como falar não quando lhe oferecem mais um projeto?
Se algumas pessoas já tem dificuldade de negar algo para o marido, filhos e amigos, imagina para o chefe. Muitos ficam com receio de serem demitidos, de se mostrarem preguiçosos e até incompetentes. Porém, é melhor falar não, se você tiver essa escolha, do que não cumprir aquilo que se compromete.
Se você tem dificuldade para falar não, assista esse vídeo clicando aqui.
Então, como falar não no trabalho de maneira assertiva?
Ouça toda a proposta
Para não demonstrar falta de vontade, ouça a proposta. Jamais fale não sem ter ouvido até o final. Conheça a demanda, as vantagens e o que poderá acontecer ao executa-la.
Avalie como se sente
Se você está muito nervoso no momento, pergunte se pode pensar antes de responder. Pois, devido ao seu nervosismo você pode passar a impressão errada.
Cuide do tom de voz
As vezes, não é nem o que é dito, mas a forma como é dito. Um tom de voz estressado, agressivo pode fechar portas para possibilidades futuras.
Não invente desculpas
Seja sincero. Diga o motivo pelo qual não pode realizar a tarefa. Ao inventar desculpas, você pode ser pego na mentira. Seja por falta competência técnica, uma dificuldade ou pelo volume de trabalho que já tem, informe quem está propondo.
Fale sobre o prazo
Entenda qual é o prazo para o cumprimento da tarefa e fale sobre projetos em que já está envolvido. Assim, você mostra que não está disponível para executar no tempo exigido.
Em seguida, pergunte se suas demandas podem ser adiadas para realizar a nova tarefa e desta forma, entrarão em um acordo, estabelecerão as prioridades.
Apresente soluções
Assim, você demonstra boa vontade em ajudar. Indique alguém, veja uma forma de ajudar sem se comprometer totalmente.
Autoconfiança
Muitos acham que falar não é sinônimo de demissão. Porém, impor limites, costuma ser visto com bons olhos nas corporações. Pois, você demonstra profissionalismo, comprometimento com aquilo que já está envolvido e que conhece os processos de trabalho da empresa.
Você já falou não no trabalho? Como foi? Conte para mim, deixando seu comentário nas redes sociais. Não esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos.
Espero que tenham gostado e até o próximo!