Já tentou estabelecer metas e não conseguiu realizar? Você tem vários sonhos e não sabe por onde começar? A verdade é que você pode sonhar com o que quiser, mas sonhar por si só, não te levará a lugar algum.
Antes de tudo, sente-se e com calma coloque no papel tudo o que precisa fazer e aonde quer chegar. Esse simples exercício, tem o poder de te inspirar e te manter focado no que interessa.
Então, vamos lá! Como estabelecer metas para realizar meus sonhos?
Você se sente incapaz de realizar sonhos por estar sobrecarregado? Leia porque o excesso de atividades não é um sentimento.
Passo 1: Objetivos específicos!
Primeiramente, você precisa saber quais são os seus objetivos e analisar as chances do seu sonho se tornar realidade. É primordial que não sejam objetivos e metas abstratas. Contudo, pense em algo concreto, tangível e realista.
Como eu disse cada um pode sonhar com o que quiser, porém, sonhos realistas tem mais chances de serem alcançados, pois trazem clareza na hora de estabelecer suas metas e agir.
Passo 2: Metas alcançáveis
Se fizermos a lista, movidos pelo impulso, com certeza listaremos coisas que jamais cumpriremos. Por isso, para estabelecer metas seja sincero e pense realmente naquilo que você pode fazer.
Cuidado para não estabelecer metas somente para o futuro. Pensar no futuro faz parte, mas também pense naquilo que pode começar agora!
Não apenas baseie seu caminho com o que deu certo para os outros, ou seja, não use formulas da receita alheia. Visto que a trajetória dos outros pode servir de inspiração, jamais como modelo!
A propósito, se analisar as metas dos outros, considere os pontos negativos, não apenas os positivos, ok?
Passo 3: Decida a importância que tem para você
Ver a importância de cada passo é fundamental para estabelecer metas e cumpri-las. Quando os obstáculos aparecem, a tendência é ficarmos desanimados. Porém, se você souber o quanto são importantes para você, você consegue recuperar a motivação.
Enfim, não importa o que os outros digam e sim, o que você pensa e faz a respeito.
Passo 4: Estabeleça prazos
Depois de definir o objetivo, traçar metas alcançáveis, relevância que cada uma tem, pense qual será o tempo para executar. Tenha em mente o seguinte:
- Pense naquilo que deseja em curto prazo – 1 ou 2 anos
- Veja como quer estar em médio prazo – 5 a 7 anos
- Deixe os objetivos maiores para longo prazo – acima de 8 anos
Mas, é claro que nada te impede de executar um plano de ação com prazos diferentes, com a finalidade de cumprir mais rapidamente seus objetivos. Todavia, essa é uma boa sugestão para quem não sabe por onde começar.
E talvez as coisas aconteçam mais rápido do que o planejado (tomara não é mesmo?).
Passo 5: Sonhos exigem prioridades!
Pergunte-se o que é prioridade? O que te leva na direção do seu sonho? O que é necessário ficar em segundo plano nesse momento? Não perca tempo com aquilo que te afasta do objetivo ou que ainda não pode ser feito.
Não adianta também tentar fazer tudo de uma vez. É impossível e chave para o fracasso não manter o foco. Faça devagar aquilo que está ao seu alcance, evoluindo um pouco de cada vez.
Isso, não quer dizer que você não pode ir de encontro a objetivos em áreas diferentes. Apenas, faça cada coisa em seu tempo.
Passo 6: Comemore as metas atingidas
Posteriormente, sempre que cumprir uma meta avalie como foi feito, o que aprendeu, como você cresceu, o que foi surpreendente ou não. Pois, ajuda a tirar o foco das coisas que ainda não aconteceram e você se anima com o que já cumpriu.
Certamente no final das contas, você vai perceber que já fez mais do que imaginava.
Passo 7: Sonhe alto sem perder sua essência
Por maior que sejam seus sonhos, perder seus princípios indica que algo deu errado no caminho. Não negocie seus valores, não pegue atalhos apenas visando cumprir uma meta e chegar lá.
Afinal, temos clareza daquilo que queremos, conforme a bagagem que carregamos, por ser quem somos. Não abra mão disso! Aliás, ao perdermos nossa essência, talvez o sonho nem faça mais sentido.
Você tem sonhos que deseja realizar? Já cumpriu alguma meta? Comente aqui no blog e nas redes sociais. Aproveite e compartilhe com seus amigos que também desejam estabelecer metas.
E para te ajudar de fato, baixe o E-book “6 Passos Simples Para Recuperar o Controle Sobre a Sua Vida.”
Até o próximo artigo!